Madeira for us
Picture
Lido: As piscinas do Lido são, provavelmente, o complexo balnear mais famoso do Funchal e também um dos melhores da Região. Com duas piscinas de água salgada, renovada todos os dias, tem ainda acesso ao mar para os que preferem as ondas naturais do oceano. A parte difícil na descrição deste complexo é começar: espreguiçadeiras, guarda-sóis, piscina e mar, parque infantil, mesas de ping-pong, centro de mergulho, tobogan, loja de artigos de praia, balneários, fraldário, WC, restaurante, três bares, posto de informação turística, estacionamentos, cacifos, posto de primeiros-socorros, nadador-salvador… Um sem número de facilidades! É importante referir que as águas do complexo balnear do Lido foram galardoadas com a Bandeira Azul da Comunidade Europeia, o que atesta a sua qualidade. O Lido é por excelência a zona turística da Madeira e oferece outros serviços como bancos, hotéis, bares, pubs e restaurantes, sendo o eleito por portugueses e estrangeiros.
Ponta Gorda: Este é o mais recente complexo balnear construído na ilha da Madeira. Com uma localização privilegiada na bonita promenade do Lido-Praia Formosa, dispõe de facilidades que têm cativado os que o visitam. Das inúmeras infra-estruturas de que é dotada, a Ponta Gorda disponibiliza aos visitantes duas piscinas para adultos, uma para crianças, acesso ao mar, campos de areia para a prática de desportos, parque infantil, bar, WC, balneários, espreguiçadeiras, guarda-sóis e posto de primeiros socorros. Sob o olhar atento do nadador-salvador, crianças e adultos têm assegurada a sua segurança. Se puder, dê um passeio na promenade. Acredite que vale a pena!  
Praia Formosa: A praia Formosa fica na capital Funchal, apenas a 10 minutos de carro do centro da cidade e tem três pequenas praias de areia e uma de calhau, conhecidas por Nova, Formosa, dos Namorados e Arieiro. Se é mais do tipo aventureiro, tente andar no calhau. Mas tenha cuidado, porque ele é traiçoeiro e pode chegar à água mesma antes de a sentir! No Verão, esta praia chama todo o tipo de amantes do mar, não só por causa do mar e do sol, mas também por causa das actividades desportivas, concursos e da vida nocturna que oferece. A qualidade da água do mar é certificada pela Bandeira Azul, garantida pela Câmara Municipal do Funchal e a segurança está a cargo de uma equipa de nadadores-salvadores.Entre as muitas facilidades encontra três postos médicos, um parque infantil para crianças dos 2 aos 12 anos, estacionamento, WC, balneários, bares e diversas infra-estruturas para a prática de desportos.
Doca do Cavacas: Doca do Cavacas é o nome pelo qual as Poças do Gomes ficaram conhecidas. Este pequeno complexo é constituído por poças naturais e, para os que preferem, tem acesso directo ao mar. Apesar de não ser um local com muitos serviços, dispõe das condições básicas para lhe proporcionar um dia bem passado: duches, casa de banho, dois balneários, nadador-salvador e restaurante e bar próximos. O espaço é muito reduzido e se se sentir apertado, pode sempre atravessar o túnel e ir até à praia Formosa. Por outro lado, talvez o motivo do seu encanto seja precisamente o espaço reduzido, sem esquecer, claro está, o charme natural das poças.
Barreirinha: o complexo da Barreirinha, situado na Zona Velha da cidade, oferece boas condições aos seus visitantes e a qualidade da água é certificada pela Bandeira Azul. Todo o complexo é vigiado por um nadador-salvador e conta com um posto médico. Com uma piscina para as crianças e acesso ao mar, a Barreirinha dispõe ainda de WC, balneários, cacifos, bar, guarda-sóis, espreguiçadeiras, parque infantil e posto de primeiros-socorros.Virada para o porto, mesmo ao lado do Forte de São Tiago, esta é sempre uma boa opção para dar um mergulho, principalmente durante a semana.